quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Anatalício Risden Junior- Vulto Emérito de Curitiba ao vice-almirante.



A Câmara Municipal promoveu, na noite desta terça-feira (27), a entrega do título de Vulto Emérito de Curitiba ao vice-almirante intendente da Marinha, Anatalício Risden Júnior. A solenidade foi dirigida pelo presidente da Casa, João Cordeiro, João do Suco (PSDB), que, após as palavras de abertura, anunciou a o hino nacional brasileiro na execução dos integrantes da banda da Polícia Militar. 
Propositor da homenagem, o vereador Jairo Marcelino (PDT) proferiu a saudação oficial. Lembrou que Anatalício Risden e Doraci Bernardi Risden vieram para o Paraná nos anos 20, tendo se fixado na capital em 1954. O filho nasceu dois anos depois. O homenageado estudou no Colégio Militar de Curitiba e entrou para a história da instituição  em 2008, quando se tornou o primeiro ex-aluno a galgar o porto de general da Marinha brasileira. “Desde então”, ressaltou o parlamentar, “Risden tem exercido a direção da Coordenação do Orçamento da Marinha do Brasil, em virtude da excelência de seu trabalho e da notoriedade do seu profissionalismo”.
O militar ingressou na Marinha no ano de 1974 e, em sua formação, consta uma pós-graduação em Economia pela Fundação Getúlio Vargas e  doutorado em Altos Estudos de Política e  Estratégia pela Escola Superior de Guerra.  Jairo Marcelino lembrou que o homenageado desempenhou vários cargos relevantes ao longo da carreira. Entre eles, o de chefe de gabinete do secretário-geral da Marinha, chefe geral dos Serviços de Comando do Sétimo Distrito Naval, chefe do Departamento do Centro de Inteligência da Marinha e  subchefe da estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártica. Também não foram poucas as condecorações recebidas, como a Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Naval, Ordem do Rio Branco, Medalha Santos Dumont, Prêmio Museu Histórico Nacional e Medalha da Ordem do Mérito Militar – grau comendador. De acordo com o vereador, Risden reúne características como bravura, fidalguia, humildade e coragem, que justificam a indicação de seu nome para a condecoração de Vulto Emérito. “Profissionais como Risden contribuem para que o Brasil permaneça em sua posição de crescente liderança internacional”, ressaltou o parlamentar. 
Homenagem materna
Para a mãe do almirante, Doraci Bernardi Risden, convidada a falar sobre o filho, a homenagem representa o reconhecimento ao cultivo familiar de valores como a honestidade e amor ao próximo. Segundo ela, Anatalício sempre demonstrou propensões à liderança e muita disciplina, características fundamentais para quem ingressa na carreira militar.  “Os esforços foram recompensados ”, declarou.
Também proferiu discurso o almirante Kleber Luciano de Assis, louvando o homenageado como pessoa e como
profissional. Disse  que a experiência acumulada serve como base para as atuais atividades do vice-almirante, que, como oficial de Intendência, promove os interesses financeiros e orçamentários da Marinha junto ao governo federal.
Agradecimento
Após receber o título,  Anatalício Risden Júnior agradeceu a inclusão de seu nome no rol de filhos ilustres de Curitiba, cidade que,  no seu entendimento, sempre buscou enfoques humanísticos para a solução de questões socioestruturais. “Depois de um tempo de serviços prestados, os reconhecimentos começam a despontar, mas tornar-se vulto emérito da minha cidade é, sem dúvida, o maior prêmio que recebi”, declarou. Lembrou de seus pais,  irmãs, filhos, mas não deixou  de mencionar os amigos e colegas com quem conviveu em todos esses anos, além, de forma especial, o vereador Jairo Marcelino, autor da proposta de homenagem.

Encerrando a cerimônia, o vereador João Cordeiro destacou a presença dos vereadores Paulo Salamuni (PV) e Felipe Braga Côrtes (PSDB). Também participaram da solenidade Renata Mareziuzek dos Santos, representando Fernanda Richa, secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social;  o diretor de Finanças e Patrimônio do Paraná Previdência, Luiz Tadeu Garbi da Silva;  Norton Fritzsche e Sérgio Vieira Proença, ambos da empresa Queluz; o diretor do Instituto Superior de Administração e Economia, Roberto Pasinato, representando Irapuã Cavalcante, diretor da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro; o almirante Jaime Teixeira Pinto Filho; o contra-almirante Samy Moustapha e  Calixto Eduardo de Araújo Akim, integrante da Escola Superior de Guerra. O presidente da Casa encerrou a sessão destacando que cabe ao Legislativo promover reconhecimentos públicos como esse.