sexta-feira, 23 de agosto de 2013

RIO BELÉM- RIOS DE CURITIBA PEDEM SOCORRO



Belém nasce e deságua no município de Curitiba (Paraná, Brasil). Sua nascente localiza-se no bairro Cachoeira, e sua foz – junto ao rio Iguaçu – no bairro Boqueirão.
É o rio principal da bacia do Rio Belém, uma das sub-bacias do Alto Iguaçu. São seus afluentes os rios: Água Verde, Fanny, Ivo e Parolin.
A bacia do Rio Belém abrange 42km2 de extensão e banha uma área intensamente urbanizada, um dos principais motivos pelos quais o Rio Belém foi “quase que totalmente canalizado para dar espaço a construções” (IAP, 2009, p. 51) [1], além de para minimizar problemas com enchentes em algumas áreas urbanas, como no caso da Rua Mariano Torres.
O rio Belém apresenta atualmente o maior índice de poluição hídrica dentre os rios que banham a cidade de Curitiba, destacando-se como principais causas: “deficiência de esgotamento sanitário, resíduos sólidos e ocupações desordenadas e irregulares” (IAP, 2009, p. 51) [1]. A causa maior é a destinação inadequada de “esgotos domésticos tratados ou tratados com baixa eficiência” (IAP, 2009, p. 100) [2], ou seja, predomina a poluição de origem orgânica.


Há projetos voltados à revitalização do Rio Belém, a exemplo da criação do Parque Municipal Nascentes do Rio Belém, em 2001, no bairro Cachoeira. Outro exemplo é o de recuperação do Rio Belém norte, juntamente com o Rio Uvu. Este projeto encontra-se atualmente em andamento.

Entretanto, o estado de conservação das suas águas não está à altura da sua importância simbólica, estando poluídas e contaminadas, primordialmente, por esgotos domésticos e resíduos sólidos. Desde 1992, o Instituto Ambiental do Paraná realiza sistematicamente a avaliação da qualidade das suas águas em nove pontos amostrais situados em sua bacia hidrográfica. Os resultados mostram um rio classificado como " poluído" a " muito poluído" (IAP, 2005). Mesmo sem ter sido realizado qualquer levantamento ou estimativa sobre a poluição difusa, estima-se que cerca de 90% da poluição das águas do rio Belém é originária de esgotos domésticos, e 10% se origina a partir de efluentes industriais (SUDERHSA, 1998).