segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CARNAVAL- CURITIBA. Carnaval deve voltar para a Marechal Deodoro



FCC vai deslocar evento da Cândido de Abreu por problemas técnicos e dificuldade de acesso ao Centro Cívico. Bloco Garibaldis & Sacis passa a sair na Rua XV/
O desfile das escolas de samba de Curitiba, que desde 1996 vem sendo realizado na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, deve ser transferido para outro local neste ano. A principal via cotada para sediar o evento é a Avenida Marechal Deodoro, no Centro, que já foi palco da apresentação das agremiações carnavalescas. A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) só deve anunciar a nova passarela do samba em dez dias, mas o presidente da entidade, Marcos Cordiolli, confirma que a Marechal é um dos pontos mais bem cotados.
“É uma das possibilidades que estamos analisando mais detalhadamente. Precisamos de um local que seja central, próximo a terminais de transporte coletivo, que ofereça facilidade na concentração e dispersão [das escolas] e que tenha rotas de fuga e espaço adequado para instalação de arquibancadas e de banheiros químicos”, disse.
A transferência do local de desfile foi definida pela FCC a pedido das próprias escolas de samba. Segundo Cordiolli, alguns detalhes técnicos inviabilizam a continuidade das apresentações na Cândido de Abreu. Além de o trajeto do desfile ficar em uma curva, há lombadas que atrapalham a passagem dos carros alegóricos. Outro elemento apontado são as dificuldades de acesso, tanto para quem vai assistir a festa de carro, quanto para quem vai de ônibus.
“O carnaval é a nossa festa mais popular. É o momento em que a população dos bairros vem ao centro da cidade. Então, precisamos que o desfile seja realizado num local de fácil acesso e que não ofereça entraves técnicos às escolas”, explicou o presidente da FCC.
Pré-carnaval
Além da alteração do local de desfile das escolas, o pré-carnaval de Curitiba também vai passar por mudanças. O bloco Garibaldis & Sacis, que anima os fins de semana que antecedem o carnaval, também vai sair em novo espaço: o desfile dos foliões deixará de ser realizado no Largo da Ordem e passará para a Rua XV de Novembro, partindo da Boca Maldita.
Segundo Cordiolli, o público que segue o trio-elétrico do Garibaldis aumentou muito nos últimos anos. Por motivos de segurança, a FCC optou pela alteração. “É uma pena, porque o Largo da Ordem é um lugar bonito e o Garibaldis nasceu ali. Mas o evento ganhou uma dimensão tal que precisa ser retirado dali”, apontou.
As principais preocupações dizem respeito à falta de pontos de fuga, em caso de tumulto. Em 2012, um desfile do bloco acabou em confronto com a Polícia Militar.
O calendário integram do bloco ainda não está definido, mas, por enquanto, estão confirmados desfiles nos dias 2,9 e 16 de fevereiro, na Rua XV. O Garibaldis deve sair ainda em dois fins de semana, em bairros da capital.
Fonte Gazeta do Povo.