sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

METRÔ- CURITIBANO DO VIRTUAL AO REAL. ???


Previsão
“Sem surpresa, contrato é assinado até maio”, diz Prefeito.
O prefeito Gustavo Fruet disse que as obras do metrô devem começar no segundo semestre deste ano e que o projeto não deverá mudar em termos estruturais, apenas em questões técnicas e econômicas. Segundo o prefeito, apenas eventuais “surpresas” podem adiar esses prazos.
“Se não houver nenhuma surpresa, é possível que seja cumprida essa etapa do edital até abril e a assinatura do contrato no mês de maio”, afirmou Fruet, sem exemplificar que “surpresas” seriam essas. “É por isso que é surpresa e não sei, mas talvez algum ponto que de repente possa ser objeto de questionamento. De qualquer forma, temos tido cautela desde a análise do projeto existente, mas passando principalmente pela PMI onde vários temas questionados forma objeto de manifestação dos consórcios.”
Plataformas terão portas automatizadas
A primeira etapa da linha 1-azul do metrô de Curitiba deverá ter 17,3 km, sendo 2,2 km em elevados e 15,1 km em túnel para ligar o Terminal CIC Sul à Estação do Terminal Cabral. Nesse percurso, serão 14 estações. Já a segunda fase deverá elevar o trajeto para 22 km e chegar até o bairro Santa Cândida – com três estações adicionais.
Além da tarifa técnica, a minuta edital apresentada ontem trouxe como novidade a instalação de portas automatizadas nas plataformas de embarque e desembarque. O equipamento, que evita queda de passageiros nos trilhos, é utilizado na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo.

A previsão é de que o contrato seja assinado até junho e as obras comecem no segundo semestre deste ano. O contrato deverá prever um período máximo de obras de seis anos.


Fonte Gazeta do Povo