terça-feira, 24 de junho de 2014

SÃO LOURENÇO BICICAIXAS Não Intimidam Velocidade Vereador pede Lombada.





A sinalização de bicicaixas (área de parada de bicicletas nos semáforos entre a faixa de pedestres e a área de veículos) não está surtindo os efeitos necessários para garantir preferência de passagem ao ciclista nas ruas Livio Moreira e Nelson de Souza Pinto, bairro São Lourenço.
Numa tentativa de corrigir o problema, o vereador Jairo Marcelino (PSD), solicitou a implantação de lombadas físicas para conter a velocidade dos veículos, principalmente nos trechos da rua Livio Moreira entre as ruas Gregório de Matos e Cecília Meireles (044.06966.2014) e na rua Nelson de Sousa Pinto entre Cecília Meireles e Gregório de Matos (044.06965.2014).
O quarto secretário da Câmara de Curitiba quer atender a uma grande demanda de pedidos de comerciantes, moradores e usuários desses trechos que “ficam impedidos de realizar uma passagem segura por causa da alta velocidade que os motoristas desenvolvem em função da posição geográfica das duas vias”, diz. Embora o motorista curitibano esteja em fase de adaptação ao Plano Diretor Cicloviário, Jairo Marcelino, alerta que “no bairro São Lourenço há pontos da ciclovia onde o trânsito é dividido entre ciclistas e pedestres sem qualquer sinalização, principalmente próximo ao Parque São Lourenço. Nesse trecho também é possível encontrar buracos e locais com desníveis na pista. Em uma das descidas, na rua Rodolfo Reksidler, os obstáculos instalados para diminuir a velocidade das bicicletas são estreitos, o que obriga os ciclistas a desviarem pela via pública e se sujeitarem aos acidentes”.
O bairro São Lourenço é um dos primeiros de Curitiba a ter ciclovias em grande distância. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) já informou a recuperação de 37 quilometros da antiga malha cicloviária, incluindo o trecho que vai do Parque São Lourenço até a Avenida Cândido de Abreu. “A ciclovia margeia o lago do Parque São Lourenço e pela rua Mateus Leme acompanha o traçado do rio até ficar lado a lado com ele na altura do Jardinete Siegfried Rigler, onde também serão benvindas lombadas físicas”, complementa o parlamentar.
Jairo Marcelino aproveita para solicitar mais divulgação aos motoristas do Manual de infraestrutura cicloviária: documento com descrição técnica dos tipos de vias cicláveis a serem implantadas na cidade, unificando padrões e procedimentos.